Batalha Campal: Atlético Mineiro x Lanús - Conmebol 1997


Atlético Mineiro e Lanús se enfrentam pela Recopa Sulamericana 2014, mas ambas as equipes já se enfrentaram antes na decisão de um título. Em 1997, os dois times chegaram à final da Copa Conmebol invictos. O primeiro jogo seria no caldeirão La Fortaleza (Estádio Ciudad de Lanús - Néstor Díaz Pérez) em Lanús, arredores de Buenos Aires. O Estádio estava abarrotado e os argentinos, campeões da edição anterior, contavam com um bom resultado para poderem jogar em BH mais tranquilos.

O Lanús até abriu o placar, contudo o Galo empatou ao final do primeiro tempo e, após um gol contra, virou no início do segundo. Apostando então nos contra ataques, o Alvinegro marcou mais duas vezes e frustrou as expectativas dos mais de 20 mil torcedores presentes no estádio com uma goleada por 4 a 1.

A frustração virou agressão. Alguns torcedores invadiram o campo e junto com os jogadores partiram para cima da equipe atleticana que ficou acuada entre o túnel do vestiário e o alambrado tentando se defender, já que até a polícia participou da barbárie e ao invés de proteger os visitantes, também agrediu o time brasileiro. Numa das mais vergonhosas e covardes confusões da história das competições sulamericanas, o lateral Dedê saiu desacordado de campo depois que levou um golpe na nuca e o técnico Emerson Leão teve uma fratura no rosto que necessitou de uma correção cirúrgica.

Após descer o sarrafo nos jogadores do Galo, polícia os
protege para o retorno ao vestiário.


Cientes da repercussão negativa, a diretoria e comissão técnica do Lanús tomou outra atitude covarde. No jogo da volta deixou os brigões na Argentina e veio para Belo Horizonte com uma equipe desconfigurada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: