Grêmio x Palmeiras - Quartas de final da Libertadores 1995

Eu gostava de assistir aos jogos da Libertadores. Futebol em sua essência mais primitiva. Eu disse "gostava" porque acompanhava o torneio em detalhes antes dos interesses econômicos desvirtuarem a competição. O inchaço a que tradicionais torneios foram submetidos fez com que o nível técnico despencasse. 

Para quem não se lembra ou não sabe, antigamente apenas os filiados à Conmebol disputavam a Libertadores, nada de clubes mexicanos com seu mercado nos Estados Unidos e México enchendo a paciência de nós sulamericanos. Mesmo as federações filiadas, 10, podiam indicar apenas dois participantes cada, num total de 20 clubes divididos em 5 grupos com 4 times cada. No Brasil? Eram os campeões da Copa do Brasil, Brasileiro e só!!!



Outro atrativo muito bacana era os confrontos entre federações. No mesmo grupo ficavam os dois representantes de uma contra os dois representantes da outra. 

Em 1995, para se ter uma idéia, os confrontos eram: Grupo 1 = Argentina x Uruguai, Grupo 2 = Paraguai x Venezuela, Grupo 3 = Colômbia x Chile, Grupo 4 = Brasil x Equador e Grupo 5 = Peru x Bolívia. Classificavam os três primeiros e completando as oitavas, o campeão da edição anterior, que já entrava nesta fase da competição.

Saudades da antiga fórmula da Libertadores a parte, o Futebol Nostálgico relembra o confronto entre os representantes brasileiros em 1995. Não na fase de grupos, onde se enfrentaram também, mas nas quartas de final. Grêmio e Palmeiras fizeram duas partidas memoráveis.



A primeira em Porto Alegre no dia 26 de julho. Surpreendentemente, 5 x 0 para o Grêmio. 


Mas por que o tanto de acréscimo no primeiro tempo? Após expulsões, muita briga e discussões. Uma típica partida de Libertadores.




A de volta,  no dia 02 de agosto em São Paulo, me lembro que assisti sem pretensões, afinal de contas, a partida de ida tinha sido 5 x 0. Parecia tudo definido. Ainda mais após o Grêmio sair na frente e marcar 1 x 0. Ninguém imaginava mais emoções. Mas...

  

Foi um período de grande rivalidade entre as duas equipes que se encontraram em diversos campeonatos. Até hoje os confrontos deste período fazem ressurgir rusgas quando se encontram.

Um comentário:

  1. A libertadores ainda era um torneio de verdade , futebol de homens , onde se fazia times nao so com dinheiro como hoje , mas tambem com amor e raça!Pra ganhar tinha que ser time macho , com muita gana e garra.. Bem diferente de hoje..Nao adianta os coperos se formaram so ate os anos 90 , de 2000 em diante na geraçao Fair Play , impera o capitalismo e mil regrinhas e puniçoes de um tribunal que so serve como cabide de emprego transformaram o melhor torneio do mundo em um torneio de meninas , onde "profissionais" desfilam de brincos de brilhante , cabelinhos estilosos e chuteiras coloridas em gramados sinteticos!!Ainda bem que vi meu time ser campeao de uma VERDADEIRA libertadores!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...Poderá também gostar de: